SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número65Caminhos da construção de uma avaliação institucional participativaAvaliação institucional e qualidade educativa na formação inicial de professores em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SOUSA, Sandra Zákia  e  PIMENTA, Cláudia Oliveira. Avaliação da educação infantil: aportes de iniciativas estrangeiras. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.65, pp.376-406. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3778.

Com base em pesquisa documental, são caracterizadas iniciativas estrangeiras de avaliação e de credenciamento de instituições de educação infantil quanto aos seus propósitos e sua operacionalização. São ainda reunidos resultados de estudos de pesquisadores brasileiros que têm recorrido às iniciativas de outros países para analisar a qualidade da educação infantil em contextos nacionais. Foram selecionadas proposições que se mostram potencialmente capazes de iluminar delineamentos a serem assumidos no Brasil, no âmbito da gestão pública, no que tange à avaliação dessa etapa da educação básica, vindo a dar concretude ao que prevê o Plano Nacional de Educação e ao dever do Estado de garantir educação de qualidade para todos.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Educação Infantil; Avaliação da Qualidade; Métodos de Avaliação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )