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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SOUSA-PEREIRA, Fátima  e  LEITE, Carlinda. Avaliação institucional e qualidade educativa na formação inicial de professores em Portugal. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.65, pp.440-466. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i65.3889.

As mudanças políticas introduzidas em Portugal pelo Processo de Bolonha acentuaram a complexidade dos desafios ao ensino superior e à formação inicial de professores. O compromisso assumido para a criação do Espaço Europeu do Ensino Superior justificou o recurso a critérios comparáveis de garantia da qualidade (SANTOS, 2011) e a introdução de processos promotores de melhoria. O artigo analisa o papel da avaliação institucional na garantia da qualidade desejada. Para tanto, recorreu-se a dados quer da legislação portuguesa, quer de outros documentos que permitem situá-la no contexto transnacional. Recorreu-se também a opiniões de professores diretamente envolvidos na organização de cursos de formação inicial de professores obtidas por meio de questionário. A análise desses dados permite concluir que existe uma relação entre a avaliação e a melhoria da formação oferecida aos estudantes, futuros professores.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Qualidade da Educação; Formação de Professores; Políticas Educacionais.

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