SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue65Institutional evaluation and educational quality in the initial teacher education in PortugalThree educational scenarios for the future: lessons from the sociology of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá  and  GIMENES, Nelson. A experiência de avaliação institucional no município de Campinas: um depoimento. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.65, pp.470-518. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i65.4007.

Nesta entrevista a professora Mara Regina Lemes De Sordi, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, faz um balanço minucioso da experiência de avaliação institucional participativa desenvolvida nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Campinas, iniciada em 2006, em parceria com o Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed). Dentre os principais aspectos abordados, destacam-se as reflexões feitas em relação ao empoderamento dos diferentes atores escolares, ao sentido das Comissões Próprias de Avaliação nas escolas, aos desafios e equívocos da experiência e avanços por ela alcançados, bem como à construção de uma nova cultura escolar apoiada pela avaliação institucional participativa.

Keywords : Avaliação Institucional; Participação; Educação Básica; Políticas Educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )