SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número65Evaluación institucional y calidad educativa en la formación inicial de professores en PortugalTres escenarios educacionales para el futuro: lecciones de la sociología del conocimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá  y  GIMENES, Nelson. A experiência de avaliação institucional no município de Campinas: um depoimento. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.65, pp.470-518. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i65.4007.

Nesta entrevista a professora Mara Regina Lemes De Sordi, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, faz um balanço minucioso da experiência de avaliação institucional participativa desenvolvida nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Campinas, iniciada em 2006, em parceria com o Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed). Dentre os principais aspectos abordados, destacam-se as reflexões feitas em relação ao empoderamento dos diferentes atores escolares, ao sentido das Comissões Próprias de Avaliação nas escolas, aos desafios e equívocos da experiência e avanços por ela alcançados, bem como à construção de uma nova cultura escolar apoiada pela avaliação institucional participativa.

Palabras clave : Avaliação Institucional; Participação; Educação Básica; Políticas Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )