SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número65Avaliação institucional e qualidade educativa na formação inicial de professores em PortugalTrês cenários educacionais para o futuro: lições da sociologia do conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá  e  GIMENES, Nelson. A experiência de avaliação institucional no município de Campinas: um depoimento. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.65, pp.470-518. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i65.4007.

Nesta entrevista a professora Mara Regina Lemes De Sordi, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, faz um balanço minucioso da experiência de avaliação institucional participativa desenvolvida nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Campinas, iniciada em 2006, em parceria com o Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed). Dentre os principais aspectos abordados, destacam-se as reflexões feitas em relação ao empoderamento dos diferentes atores escolares, ao sentido das Comissões Próprias de Avaliação nas escolas, aos desafios e equívocos da experiência e avanços por ela alcançados, bem como à construção de uma nova cultura escolar apoiada pela avaliação institucional participativa.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Participação; Educação Básica; Políticas Educacionais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )