SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número65A experiência de avaliação institucional no município de Campinas: um depoimentoReflexões sobre possíveis critérios de qualidade da escola em tempo integral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

YOUNG, Michael  e  MULLER, Johan. Três cenários educacionais para o futuro: lições da sociologia do conhecimento. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.65, pp.522-551. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i65.3726.

O presente texto se baseia em enfoques oriundos da sociologia do conhecimento e, em vista deles, constrói três cenários para o futuro da educação nas próximas décadas. O principal foco recai sobre uma das mais cruciais questões enfrentadas pelos formuladores de políticas educacionais - a relação entre a escola e o conhecimento da vida cotidiana ou do senso comum. As diferentes possibilidades sobre como as fronteiras entre conhecimento escolar e não escolar devem ser abordadas são expressas em três cenários - "fronteiras dadas", "um mundo sem fronteiras" e a ideia da "manutenção das fronteiras como condição para seu cruzamento". As implicações educacionais de cada cenário são exploradas e argumenta-se em favor do terceiro deles. Consideram-se também os fatores que podem fazer com que um ou outro desses cenários domine nas políticas educacionais.

Palavras-chave : Sociologia do Conhecimento; Realismo Social; Currículo; Conhecimento; Fronteiras Disciplinares.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )