SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número65Três cenários educacionais para o futuro: lições da sociologia do conhecimentoSoftware educativo para universitários sobre prevenção de acidentes de trânsito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SCHMITZ, Heike  e  SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de. Reflexões sobre possíveis critérios de qualidade da escola em tempo integral. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.65, pp.552-581. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i65.3661.

Este texto se insere no cenário de debates sobre a educação integral/tempo integral, que tem sido objeto de atenção no Brasil nos últimos anos. A análise problematiza os limites das atuais avaliações externas de larga escala para verificar a qualidade da escola em tempo integral. O objetivo do artigo é refletir sobre uma possível sistematização de critérios de qualidade da escola em tempo integral, com vistas a avaliar a sua eficácia. Os argumentos foram construídos a partir de uma revisão da literatura científica, de análise documental e de análise secundária de pesquisas, predominantemente de cunho qualitativo, e toma como referência as contribuições de Holtappels, em diálogo com estudos sobre a ampliação da jornada escolar no Brasil. As conclusões apontam que o modelo apresentado pode contribuir como ferramenta heurística para nortear o desenvolvimento organizacional da escola.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Educação em Tempo Integral; Educação Integral; Qualidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )