SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue66Educational indicators and school context: an analysis of the goals of the Ideb author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores para avaliação sistêmica de programas sociais: o caso Pronatec. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.66, pp.624-661. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4168.

O artigo apresenta a abordagem sistêmica de avaliação de políticas e programas sociais e a natureza diversa de indicadores necessários para responder às diferentes demandas de informação para aperfeiçoamento e julgamento de mérito da ação pública. Introduzem- -se três perspectivas epistêmicas de avaliação - o normativismo- -burocrático da auditoria operacional, o positivismo-tecnocrático da avaliação econômica de projetos sociais e o pluralismo-metodológico da avaliação sistêmica de programas -, associando-as a diferentes concepções acerca da natureza, complexidade e valores da política social. Em seguida, discute-se a necessidade de produção de indicadores específicos para as diversas etapas de implementação de programas e para avaliação de seus componentes sistêmicos - recursos orçamentários, recursos institucionais, recursos humanos, portfólio de serviços, equipamentos e participação social. Ilustra-se como caso de avaliação sistêmica o conjunto de pesquisas e indicadores do Pronatec Brasil Sem Miséria, produzidos entre 2011 e 2016.

Keywords : Indicadores Educacionais; Avaliação do Programa; Avaliação Sistêmica; Políticas Sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )