SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66Indicadores educacionales y contexto escolar: un análisis de las metas del Ideb índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores para avaliação sistêmica de programas sociais: o caso Pronatec. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.66, pp.624-661. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4168.

O artigo apresenta a abordagem sistêmica de avaliação de políticas e programas sociais e a natureza diversa de indicadores necessários para responder às diferentes demandas de informação para aperfeiçoamento e julgamento de mérito da ação pública. Introduzem- -se três perspectivas epistêmicas de avaliação - o normativismo- -burocrático da auditoria operacional, o positivismo-tecnocrático da avaliação econômica de projetos sociais e o pluralismo-metodológico da avaliação sistêmica de programas -, associando-as a diferentes concepções acerca da natureza, complexidade e valores da política social. Em seguida, discute-se a necessidade de produção de indicadores específicos para as diversas etapas de implementação de programas e para avaliação de seus componentes sistêmicos - recursos orçamentários, recursos institucionais, recursos humanos, portfólio de serviços, equipamentos e participação social. Ilustra-se como caso de avaliação sistêmica o conjunto de pesquisas e indicadores do Pronatec Brasil Sem Miséria, produzidos entre 2011 e 2016.

Palabras clave : Indicadores Educacionais; Avaliação do Programa; Avaliação Sistêmica; Políticas Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )