SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue66Educational indicators and school context: an analysis of the goals of the IdebSocial quality indicators of public schools: advancing in the ass ess ment field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

PONTES, Luís Antônio Fajardo  and  SOARES, Tufi Machado. As metas escolares do Ideb: uma proposta alternativa de cálculo. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.66, pp.690-715. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.3956.

Este artigo tem como principal objetivo propor uma nova metodologia de cálculo das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A principal justificativa para isso é a constatação de que as metas do Ideb, como são oficialmente calculadas, levam em conta somente dados de fluxo e desempenho conforme aferidos em um único ano (2005), segundo os dados do Censo Escolar e da Prova Brasil. Além disso, tampouco se considera explicitamente, nesse cálculo oficial, o índice socioeconômico (ISE) médio das escolas, algo que, não obstante, costuma encontrar-se fortemente associado ao desempenho escolar. Dessa forma, o presente artigo analisa uma série histórica de dados das escolas públicas do estado de Minas Gerais para então ajustar-lhe um modelo longitudinal linear hierárquico que calcula as metas do Ideb de modo semelhante, porém não exatamente igual à forma oficialmente utilizada, e que leva em conta os problemas aqui apresentados.

Keywords : Indicadores Educacionais; Ideb; Modelos Longitudinais Lineares Hierárquicos; Avaliação da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )