SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue66Social quality indicators of public schools: advancing in the ass ess ment fieldConstruction of indicators to describe learning inequalities in Prova Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SOARES, José Francisco  and  DELGADO, Victor Maia Senna. Medida das desigualdades de aprendizado entre estudantes de ensino fundamental. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.66, pp.754-780. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4101.

Neste artigo, uma situação de igualdade educacional é definida como aquela em que quaisquer grupos de estudantes têm a mesma distribuição de desempenho cujos valores correspondem a aprendizados que os habilitam a uma inserção produtiva e pessoalmente satisfatória na sociedade. O principal objetivo desse texto é introduzir um indicador de desigualdade educacional definido como a distância entre a distribuição ideal de desempenho e a observada em um dado grupo de estudantes. As análises apresentadas mostram que as desigualdades no ensino fundamental brasileiro são muito grandes e que nunca desaparecerão caso as melhorias continuem no ritmo atual.

Keywords : Indicadores Educacionais; Desigualdades Educacionais; Prova Brasil; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )