SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66Indicadores de calidad social de la escuela pública: avances en el ámbito de la evaluaciónConstrucción de indicadores para describir desigualdades de aprendizaje en la Prova Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SOARES, José Francisco  y  DELGADO, Victor Maia Senna. Medida das desigualdades de aprendizado entre estudantes de ensino fundamental. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.66, pp.754-780. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4101.

Neste artigo, uma situação de igualdade educacional é definida como aquela em que quaisquer grupos de estudantes têm a mesma distribuição de desempenho cujos valores correspondem a aprendizados que os habilitam a uma inserção produtiva e pessoalmente satisfatória na sociedade. O principal objetivo desse texto é introduzir um indicador de desigualdade educacional definido como a distância entre a distribuição ideal de desempenho e a observada em um dado grupo de estudantes. As análises apresentadas mostram que as desigualdades no ensino fundamental brasileiro são muito grandes e que nunca desaparecerão caso as melhorias continuem no ritmo atual.

Palabras clave : Indicadores Educacionais; Desigualdades Educacionais; Prova Brasil; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )