SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66Construção de indicadores para descrever desigualdades de aprendizado na Prova BrasilIndicadores do trabalho docente: múltiplas associações no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

RABELO, Rachel Pereira  e  CAVENAGHI, Suzana Marta. Indicadores educacionais para formação de docentes: uso de dados longitudinais. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.66, pp.816-850. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4084.

Este artigo propõe uma metodologia de uso dos dados longitudinais dos censos da educação básica e da superior para o cálculo de indicadores que permitem traçar um panorama sobre a formação de docentes no ensino básico no Brasil. Para isso, realizou um estudo da trajetória escolar dos alunos dos cursos de licenciatura e da trajetória profissional dos docentes das disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática, utilizando análises prospectivas das bases de dados, vista a potencialidade do acompanhamento longitudinal dos alunos e docentes. Os resultados encontrados para os indicadores propostos apontam para uma dificuldade de aumento da oferta de docentes nas disciplinas estudadas, em função das baixas taxas de conclusão nos cursos de licenciatura analisados, acompanhadas ainda do aumento do tempo de conclusão nesses cursos entre os anos de 2009 e 2013 e, por outro lado, da baixa permanência de docentes na regência das disciplinas estudadas em postos da educação básica.

Palavras-chave : Indicadores Educacionais; Formação de Professores; Educação Básica; Ensino Superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )