SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue66Educational indicators for teacher training: the use of longitudinal dataSchool infrastructure: a criterion for comparing quality in early childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

OLIVEIRA, Dalila Andrade  and  PEREIRA JUNIOR, Edmilson Antonio. Indicadores do trabalho docente: múltiplas associações no contexto escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.66, pp.852-878. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4093.

O artigo descreve indicadores desenvolvidos para representar aspectos do trabalho docente na educação básica e analisa as múltiplas associações de conceitos que permitem compreender o contexto dos profissionais nas escolas. As métricas foram produzidas a partir de survey realizado em sete estados do país, que favorecem uma visão ampla sobre situações dotadas de subjetividade vivenciadas pelos professores nos estabelecimentos de ensino. Os indicadores compreendem a autonomia dos docentes ao desenvolverem suas atividades de ensino, a realização de atividades com a participação de seus pares, a adequação do ambiente em que se encontram submetidos e até mesmo a preparação profissional para o início da carreira. A análise conjunta desses indicadores atesta empiricamente se a trama de relacionamentos entre eles, estabelecida a partir de conhecimento prévio sobre a temática, retrata a realidade pesquisada.

Keywords : Indicadores Educacionais; Trabalho Docente; Condições de Trabalho; Autonomia Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )