SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66Indicadores educacionais para formação de docentes: uso de dados longitudinaisInfraestrutura escolar: um critério de comparação da qualidade na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

OLIVEIRA, Dalila Andrade  e  PEREIRA JUNIOR, Edmilson Antonio. Indicadores do trabalho docente: múltiplas associações no contexto escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.66, pp.852-878. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4093.

O artigo descreve indicadores desenvolvidos para representar aspectos do trabalho docente na educação básica e analisa as múltiplas associações de conceitos que permitem compreender o contexto dos profissionais nas escolas. As métricas foram produzidas a partir de survey realizado em sete estados do país, que favorecem uma visão ampla sobre situações dotadas de subjetividade vivenciadas pelos professores nos estabelecimentos de ensino. Os indicadores compreendem a autonomia dos docentes ao desenvolverem suas atividades de ensino, a realização de atividades com a participação de seus pares, a adequação do ambiente em que se encontram submetidos e até mesmo a preparação profissional para o início da carreira. A análise conjunta desses indicadores atesta empiricamente se a trama de relacionamentos entre eles, estabelecida a partir de conhecimento prévio sobre a temática, retrata a realidade pesquisada.

Palavras-chave : Indicadores Educacionais; Trabalho Docente; Condições de Trabalho; Autonomia Escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )