SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66Indicadores do trabalho docente: múltiplas associações no contexto escolarEvasão escolar na educação superior: de que indicador estamos falando? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

FALCIANO, Bruno Tovar; SANTOS, Edson Cordeiro dos  e  NUNES, Maria Fernanda Rezende. Infraestrutura escolar: um critério de comparação da qualidade na educação infantil. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.66, pp.880-906. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4021.

Este artigo se propõe a sugerir um grupo de indicadores que possibilite analisar comparativamente a qualidade da infraestrutura entre diferentes estabelecimentos de educação infantil das redes públicas. O desafio que nos propusemos foi o de responder a perguntas tais como: seria possível avaliar a qualidade de toda uma rede de ensino? De que forma comparamos diferentes instituições, a fim de que se possa priorizar e maximizar os recursos públicos empregados? Há indicadores que possam ser objetivamente mensuráveis e utilizados em qualquer universo de estudo? O texto apresenta uma das muitas possibilidades de respostas, propondo, a partir do exemplo de dois municípios, indicadores de qualidade para a verificação da infraestrutura que podem ser aplicados a todas as instituições de educação infantil no Brasil.

Palavras-chave : Indicadores Educacionais; Educação Infantil; Qualidade do Ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )