SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66Infraestructura escolar: un criterio de comparación de la calidad en la educación infantilSobre el Concepto Preliminar de Curso: concepción, aplicación y cambios metodológicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

VITELLI, Ricardo Ferreira  y  FRITSCH, Rosangela. Evasão escolar na educação superior: de que indicador estamos falando?. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.66, pp.908-937. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4009.

Este artigo aborda o indicador educacional da evasão escolar na educação superior com o objetivo de distinguir e problematizar diferentes concepções e usos do termo em produções acadêmicas. Para isso, a metodologia usada consistiu em uma revisão bibliográfica de escritos publicados entre 1996 e 2015 que abordam a evasão na educação superior e que apresentam a fórmula de calculá-la. Foi possível identificar que o uso do termo está associado a diferentes perspectivas, temporalidades, granularidades e fórmulas. Tendo isso em vista, a utilização de tal indicador educacional para diagnóstico, monitoramento e avaliação de cursos, instituições, sistemas e políticas públicas requereria o desenvolvimento de um conceito e uma fórmula comuns. Colocamos, então, em evidência a pertinência da revisão desse indicador educacional para evitar o risco de comparações que seriam estatisticamente incomparáveis.

Palabras clave : Indicadores Educacionais; Evasão Escolar; Educação Superior; Avaliação da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )