SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66La deserción en la educación superior: ¿de qué indicador estamos hablando?Indicadores educacionales: entrevista con Reynaldo Fernandes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

IKUTA, Camila Yuri Santana. Sobre o Conceito Preliminar de Curso: concepção, aplicação e mudanças metodológicas. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.66, pp.938-969. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4039.

O artigo apresenta uma revisão bibliográfica e documental sobre o Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerado o indicador oficial de qualidade da educação superior para os cursos de graduação no país. O levantamento indica que o CPC passou por diversas revisões metodológicas desde sua criação, visando a aperfeiçoar as dimensões avaliadas. Entretanto, os principais debates científicos em torno do tema questionam diversos aspectos do indicador, como a dispensa automática das avaliações presenciais dos cursos; a formulação, padronização e o peso dos componentes; a alta participação dos discentes na nota final; a questão da heterogeneidade de Instituições de Ensino Superior e cursos existentes ser desconsiderada; entre outros. Nesse sentido, são propostas algumas reflexões, partindo de uma perspectiva crítica, visando a entender quais são as fragilidades e as potencialidades do CPC na avaliação da qualidade dos cursos superiores.

Palabras clave : Indicadores Educacionais; Conceito Preliminar de Curso; CPC; Sinaes; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )