SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número66Sobre el Concepto Preliminar de Curso: concepción, aplicación y cambios metodológicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

MORICONI, Gabriela Miranda  y  GIMENES, Nelson. Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.66, pp.971-986. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4337.

Nesta entrevista, o professor Reynaldo Fernandes, que trabalhou na criação de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante sua gestão na presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute as opções metodológicas adotadas na construção de indicadores educacionais, suas motivações e propósitos, bem como os seus usos e desdobramentos. Ele destaca, ainda, os avanços já alcançados e os desafios atuais em termos do desenvolvimento e uso de indicadores educacionais no Brasil, bem como as discussões recentes da literatura internacional sobre o tema.

Palabras clave : Indicadores Educacionais; Políticas Educacionais; Ideb; Conceito Preliminar de Curso; CPC.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )