SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue67Institutional assessment and pedagogical political project: two sides of the same coin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

LINHARES, Ronaldo Nunes; LOUREIRO, Maria José; RAMOS, Fernando  and  ALCANTARA, Caio Mário Guimarães. Avaliação das tecnologias digitais na docência: indicadores brasileiros e portugueses. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.12-31.  Epub Jan 10, 2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4303.

Este artigo apresenta um grupo de indicadores voltados para avaliar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na docência, que foram sugeridos por professores do Brasil e Portugal que atuaram em programas de uso de tecnologias digitais em seus países. A pesquisa constitui uma investigação qualitativa, com aplicação de questionários e realização de entrevistas e grupos focais, junto a professores da região da cidade de Aveiro, norte de Portugal, e dos municípios de Nossa Senhora da Glória, Tobias Barreto e Itabaiana, no estado de Sergipe, Brasil. As respostas desses professores ressaltam a necessidade do estabelecimento de indicadores avaliativos que considerem aspectos qualitativos da docência mediada por tecnologias digitais.

Keywords : Avaliação; Tecnologias Digitais; Docência; Indicadores Educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )