SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número67Evaluación institucional y proyecto político-pedagógico: dos caras de una misma moneda índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

LINHARES, Ronaldo Nunes; LOUREIRO, Maria José; RAMOS, Fernando  y  ALCANTARA, Caio Mário Guimarães. Avaliação das tecnologias digitais na docência: indicadores brasileiros e portugueses. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.12-31.  Epub 10-Ene-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4303.

Este artigo apresenta um grupo de indicadores voltados para avaliar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na docência, que foram sugeridos por professores do Brasil e Portugal que atuaram em programas de uso de tecnologias digitais em seus países. A pesquisa constitui uma investigação qualitativa, com aplicação de questionários e realização de entrevistas e grupos focais, junto a professores da região da cidade de Aveiro, norte de Portugal, e dos municípios de Nossa Senhora da Glória, Tobias Barreto e Itabaiana, no estado de Sergipe, Brasil. As respostas desses professores ressaltam a necessidade do estabelecimento de indicadores avaliativos que considerem aspectos qualitativos da docência mediada por tecnologias digitais.

Palabras clave : Avaliação; Tecnologias Digitais; Docência; Indicadores Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )