SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número67Avaliação institucional e projeto político-pedagógico: dois lados de uma mesma moeda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

LINHARES, Ronaldo Nunes; LOUREIRO, Maria José; RAMOS, Fernando  e  ALCANTARA, Caio Mário Guimarães. Avaliação das tecnologias digitais na docência: indicadores brasileiros e portugueses. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.12-31.  Epub 10-Jan-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4303.

Este artigo apresenta um grupo de indicadores voltados para avaliar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na docência, que foram sugeridos por professores do Brasil e Portugal que atuaram em programas de uso de tecnologias digitais em seus países. A pesquisa constitui uma investigação qualitativa, com aplicação de questionários e realização de entrevistas e grupos focais, junto a professores da região da cidade de Aveiro, norte de Portugal, e dos municípios de Nossa Senhora da Glória, Tobias Barreto e Itabaiana, no estado de Sergipe, Brasil. As respostas desses professores ressaltam a necessidade do estabelecimento de indicadores avaliativos que considerem aspectos qualitativos da docência mediada por tecnologias digitais.

Palavras-chave : Avaliação; Tecnologias Digitais; Docência; Indicadores Educacionais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )