SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue67Evaluation of teaching digital technologies: brazilian and portuguese indicatorsTeachers of basic education: profile and perceptions about student success author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de  and  TARTUCE, Gisela Lobo B. P.. Avaliação institucional e projeto político-pedagógico: dois lados de uma mesma moeda. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.32-62.  Epub Jan 10, 2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3914.

Este artigo pretende analisar a articulação entre avaliação institucional (AVI) e projeto político-pedagógico (PPP), a partir de projeto realizado em um município brasileiro, onde uma amostra de escolas desenvolveu um processo de avaliação institucional com vistas a reelaborar seu PPP. Buscou-se analisar se e como as escolas utilizaram os dados provenientes dessa avaliação para reformular seus projetos pedagógicos. O texto traz uma reflexão a respeito dos princípios que norteiam e perpassam os dois processos, para se pensar sobre a razão de existirem tantas dificuldades para desenvolvê-los bem como sobre suas possibilidades.

Keywords : Avaliação Institucional; Projeto Político-Pedagógico; Educação Básica; Qualidade do Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )