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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de  y  TARTUCE, Gisela Lobo B. P.. Avaliação institucional e projeto político-pedagógico: dois lados de uma mesma moeda. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.32-62.  Epub 10-Ene-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3914.

Este artigo pretende analisar a articulação entre avaliação institucional (AVI) e projeto político-pedagógico (PPP), a partir de projeto realizado em um município brasileiro, onde uma amostra de escolas desenvolveu um processo de avaliação institucional com vistas a reelaborar seu PPP. Buscou-se analisar se e como as escolas utilizaram os dados provenientes dessa avaliação para reformular seus projetos pedagógicos. O texto traz uma reflexão a respeito dos princípios que norteiam e perpassam os dois processos, para se pensar sobre a razão de existirem tantas dificuldades para desenvolvê-los bem como sobre suas possibilidades.

Palabras clave : Avaliação Institucional; Projeto Político-Pedagógico; Educação Básica; Qualidade do Ensino.

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