SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número67Evaluación institucional y proyecto político-pedagógico: dos caras de una misma monedaLa preescuela y el derecho a la educación: aportes para un debate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

VIDAL, Eloisa Maia  y  VIEIRA, Sofia Lerche. Professores da educação básica: perfil e percepções sobre sucesso dos alunos. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.64-101.  Epub 10-Ene-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i67.3936.

O trabalho aprofunda interfaces entre formação docente, avaliações de larga escala e políticas educacionais. Analisa estudos sobre características docentes associadas à melhoria do desempenho de estudantes em tais avaliações, cotejando-as com dados de professores brasileiros obtidos no Questionário do Professor da Prova Brasil/ Avaliação Nacional da Educação Básica 2013. A amostra, submetida à análise estatística descritiva, é formada por 107.278 docentes do 5º ano e 118.772 do 9º ano. Os resultados evidenciam alguns elementos do perfil docente, tais como sexo, idade, tempo de exercício profissional, raça e formação. Dentre os problemas identificados, está o descompasso entre a formação e as orientações legais vigentes. Outra questão a considerar refere-se às percepções docentes de que os fatores externos à escola são mais relevantes que os fatores internos nas deficiências de aprendizagem. Reverter tais expectativas é questão a ser considerada na formulação de políticas de formação docente.

Palabras clave : Formação Docente; Prova Brasil; Sucesso Escolar; Percepção Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )