SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número67Profesores de educación básica: perfil y percepciones sobre el éxito de los alunosSIMAVE a la luz de las tres generaciones de evaluación de la educación básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

ESTEVES, Luiz Carlos Gil. A pré-escola e o direito à educação: aportes para um debate. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.102-131.  Epub 10-Ene-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i67.4082.

O objetivo deste artigo é refletir, com base em números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre o processo de oferta da educação pré-escolar no período de 2003 a 2014, tendo em vista o conjunto de leis que determina a sua universalização obrigatória dessa etapa até o fim de 2016. Assim, ainda que o avanço nesse atendimento tenha sido expressivo, constatou-se um déficit de cobertura superior a 600 mil crianças de 4 e 5 anos. Os mais excluídos são os sujeitos provenientes do estrato dos 25% mais pobres da população, de raça/ cor preta e residentes em áreas rurais, sobretudo nas regiões Norte e Centro-Oeste. Não foi percebido maior impacto nem com a adoção de novos parâmetros para o financiamento educacional nem com a promulgação das leis que obrigam tal oferta universal, no sentido de alterar o ritmo progressivo das matrículas verificado, como também não se percebeu relação direta entre maior cobertura e melhores indicadores de qualidade.

Palabras clave : Educação Pré-Escolar; Direito à Educação; Legislação da Educação; Indicadores Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )