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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

FRANCO, Karla Oliveira  y  CALDERON, Adolfo Ignacio. O SIMAVE à luz das três gerações de avaliação da educação básica. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.132-159.  Epub 10-Ene-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3826.

Este artigo apresenta um panorama do processo de implantação do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), com objetivo de compreender sua trajetória à luz das três gerações de avaliação da educação básica no Brasil, no período entre 2000 e 2013. Por meio de estudo bibliográfico, constatou-se a existência dessas gerações no processo de implantação do Simave. A primeira foi identificada em experiências anteriores ao Simave e nos primeiros anos do referido sistema (2000-2002), período pautado pelo caráter diagnóstico das avaliações. Entre 2003 e 2007, foi identificada a segunda geração, marcada pelo início do programa Acordo de Resultados do Governo de Minas Gerais, envolvendo metas de desempenho e gestão por resultados. A terceira, iniciada em 2007, foi marcada pela segunda fase do Acordo de Resultados, envolvendo o pagamento do prêmio por produtividade atrelado ao desempenho dos alunos nos testes avaliativos do Simave.

Palabras clave : SIMAVE; Avaliação em Larga Escala; Educação Básica; Avaliação de Sistemas.

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