SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue67Understanding the SIMAVE in the light of the three generations of basic education evaluationAn analysis of the concepts that permeate the Pronatec professional training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

BOLDARINE, Rosaria de Fátima; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite  and  ANNIBAL, Sérgio Fabiano. Tendências da produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens no Brasil (2010-2014). Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.160-189.  Epub Jan 10, 2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i67.4244.

O presente artigo é fruto de uma revisão bibliográfica cujo objetivo foi identificar aspectos relevantes da produção científica brasileira sobre avaliação das aprendizagens, no período de 2010 a 2014, em onze periódicos da área educacional com reconhecida relevância. Foram analisados 174 trabalhos, divididos em cinco eixos: avaliação no ensino superior, avaliação na educação básica, avaliação externa, avaliação e formação continuada de professores, e outras dimensões. Os resultados demonstraram que o tema avaliação está sendo contemplado em diversos periódicos, com um número considerável de artigos que tratam da avaliação das aprendizagens. Muitos desses artigos indicam que na vida escolar ainda predomina a avaliação como medida, ou seja, a avaliação vista como uma questão essencialmente técnica. A proposta é trazer elementos que contribuam com o entendimento das práticas avaliativas em nossa realidade e inspirar outros pesquisadores, colaborando para a expansão do conhecimento acerca da avaliação no campo educacional brasileiro.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Revisão da Literatura; Produção Técnico-Científica; Periódico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )