SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número67O SIMAVE à luz das três gerações de avaliação da educação básicaUma análise das concepções que permeiam a formação profissional do Pronatec índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BOLDARINE, Rosaria de Fátima; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite  e  ANNIBAL, Sérgio Fabiano. Tendências da produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens no Brasil (2010-2014). Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.160-189.  Epub 10-Jan-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i67.4244.

O presente artigo é fruto de uma revisão bibliográfica cujo objetivo foi identificar aspectos relevantes da produção científica brasileira sobre avaliação das aprendizagens, no período de 2010 a 2014, em onze periódicos da área educacional com reconhecida relevância. Foram analisados 174 trabalhos, divididos em cinco eixos: avaliação no ensino superior, avaliação na educação básica, avaliação externa, avaliação e formação continuada de professores, e outras dimensões. Os resultados demonstraram que o tema avaliação está sendo contemplado em diversos periódicos, com um número considerável de artigos que tratam da avaliação das aprendizagens. Muitos desses artigos indicam que na vida escolar ainda predomina a avaliação como medida, ou seja, a avaliação vista como uma questão essencialmente técnica. A proposta é trazer elementos que contribuam com o entendimento das práticas avaliativas em nossa realidade e inspirar outros pesquisadores, colaborando para a expansão do conhecimento acerca da avaliação no campo educacional brasileiro.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Revisão da Literatura; Produção Técnico-Científica; Periódico.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )