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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

VIEIRA, Maria Clarisse; REIS, Renato Hilário dos  y  SOBRAL, Julieta Borges Lemes. Uma análise das concepções que permeiam a formação profissional do Pronatec. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.190-213.  Epub 10-Ene-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4023.

Este artigo tem como objetivo compreender e discutir algumas das principais concepções de educação e trabalho que permeiam a formação do trabalhador brasileiro, com base na análise da criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, instituído em 2011. O texto apresenta um breve histórico das concepções que envolvem a formação do trabalhador presentes no final da década de 1980 e 1990, no âmbito da elaboração e aprovação da Lei n. 9.394/1996, que se estabelece até a primeira década do século XXI. Com base em análise documental e na legislação do período, dialoga com a produção acadêmica que permeia os campos da educação e trabalho e educação de jovens e adultos, analisando em que medida o Pronatec tende a fortalecer a dualidade estrutural do capitalismo ou a criar espaços emancipatórios, que possibilitem uma educação pautada na integração entre formação profissional e formação básica.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Trabalho; Políticas Educacionais; Formação Profissional.

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