SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número67Tendências da produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens no Brasil (2010-2014)Governança educacional global e a gênese dos testes das habilidades socioemocionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

VIEIRA, Maria Clarisse; REIS, Renato Hilário dos  e  SOBRAL, Julieta Borges Lemes. Uma análise das concepções que permeiam a formação profissional do Pronatec. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.190-213.  Epub 10-Jan-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4023.

Este artigo tem como objetivo compreender e discutir algumas das principais concepções de educação e trabalho que permeiam a formação do trabalhador brasileiro, com base na análise da criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, instituído em 2011. O texto apresenta um breve histórico das concepções que envolvem a formação do trabalhador presentes no final da década de 1980 e 1990, no âmbito da elaboração e aprovação da Lei n. 9.394/1996, que se estabelece até a primeira década do século XXI. Com base em análise documental e na legislação do período, dialoga com a produção acadêmica que permeia os campos da educação e trabalho e educação de jovens e adultos, analisando em que medida o Pronatec tende a fortalecer a dualidade estrutural do capitalismo ou a criar espaços emancipatórios, que possibilitem uma educação pautada na integração entre formação profissional e formação básica.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Trabalho; Políticas Educacionais; Formação Profissional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )