SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue67An analysis of the concepts that permeate the Pronatec professional trainingContributions to the study of Generalized Partial Credit Model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

RODRIGUES, Carlos Eduardo Serrina de Lima  and  FERNANDES, Claudia de Oliveira. Governança educacional global e a gênese dos testes das habilidades socioemocionais. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.214-235.  Epub Jan 10, 2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i67.4006.

O discurso de que as economias estão cada vez mais inter-relacionadas tem justificado o papel de destaque que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tem desempenhado em relação à educação e, especialmente no que tange à investigação que originou este texto, o enaltecimento que a Organização tem dado às habilidades socioemocionais. Propomo-nos a investigar em que medida seria possível identificar na atuação da OCDE mecanismos que comprovem a existência de um projeto de governança educacional global. A aplicação do instrumental analítico proposto por Charaudeau (2014) aos documentos que compuseram nosso corpus permitiu-nos afirmar que a OCDE tem posto em prática um verdadeiro projeto de governança educacional global, constituindo os três mecanismos de governança apontados por Jakobi e Martens (2010): a produção de ideias, a avaliação de políticas e a geração de dados; assim como os modos de governança cognitivo e normativo, concebidos por Woodward (2009).

Keywords : Políticas Educacionais; Avaliação da Educação; Habilidades Socioemocionais; Governança Educacional Global.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )