SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue67Contributions to the study of Generalized Partial Credit Model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

TRAVITZKI, Rodrigo. Avaliação da qualidade do Enem 2009 e 2011 com técnicas psicométricas. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.256-288.  Epub Jan 10, 2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i67.3910.

Foi realizada uma meta-avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 e 2011, aplicando-se técnicas psicométricas em 2.025.268 provas. Algumas técnicas foram exemplificadas com a apresentação da análise do conteúdo de itens, mostrando sua utilidade aos educadores. Comparou-se indicadores relacionados à prova (coeficiente α e correlação interitem média), mas principalmente relativos aos itens (correlação item-total, coeficiente bisserial - CB -, discriminação e ajuste do modelo logístico de dois parâmetros). A prova de Matemática de 2009 apresentou confiabilidade insuficiente (α < 0,6). As provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas apresentaram, nos dois anos, melhores indicadores de qualidade. Ao todo, foram encontrados 25% de itens com comportamento empírico fora do esperado em 2009, e 17% em 2011.

Keywords : Meta-avaliação; Psicometria; Avaliação em Larga Escala; Enem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )