SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número67Contribuciones al estudio del Modelo de Crédito Parcial Generalizado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

TRAVITZKI, Rodrigo. Avaliação da qualidade do Enem 2009 e 2011 com técnicas psicométricas. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.67, pp.256-288.  Epub 10-Ene-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i67.3910.

Foi realizada uma meta-avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 e 2011, aplicando-se técnicas psicométricas em 2.025.268 provas. Algumas técnicas foram exemplificadas com a apresentação da análise do conteúdo de itens, mostrando sua utilidade aos educadores. Comparou-se indicadores relacionados à prova (coeficiente α e correlação interitem média), mas principalmente relativos aos itens (correlação item-total, coeficiente bisserial - CB -, discriminação e ajuste do modelo logístico de dois parâmetros). A prova de Matemática de 2009 apresentou confiabilidade insuficiente (α < 0,6). As provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas apresentaram, nos dois anos, melhores indicadores de qualidade. Ao todo, foram encontrados 25% de itens com comportamento empírico fora do esperado em 2009, e 17% em 2011.

Palabras clave : Meta-avaliação; Psicometria; Avaliação em Larga Escala; Enem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )