SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue68Brazilian results in pisa and its (mis)usesOpportunity to Learn the Content of Mathematics in Pisa 2012 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SILVA, Luciano Campos da  and  MATOS, Daniel Abud Seabra. Indisciplina no PISA: entre o intra e o extraescolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.382-416.  Epub May 01, 2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4590.

São objetivos deste trabalho: analisar o fenômeno da indisciplina escolar por meio dos dados do PISA 2012; aplicar um modelo de regressão linear multinível tendo o clima disciplinar como variável dependente; e identificar fatores explicativos intra e extraescolares associados à indisciplina. A contribuição mais significativa deste trabalho é apontar que a indisciplina parece ser mais dependente de fatores intra do que extraescolares. Variáveis clássicas como nível socioeconômico, tipo de escola e gênero não apresentaram poder explicativo sobre a indisciplina, o que tenciona a tese de que o fenômeno se associaria diretamente à origem social dos estudantes. A proporção de repetentes da escola se mostrou o fator de maior impacto na indisciplina.

Keywords : Indisciplina Escolar; PISA; Regressão Linear Multinível; Comportamento do Aluno.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )