SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68Resulta dos brasileños en el pisa y sus (des)usosOportunidad de Aprendizaje de Contenido en Matemáticas en el Pisa 2012 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SILVA, Luciano Campos da  y  MATOS, Daniel Abud Seabra. Indisciplina no PISA: entre o intra e o extraescolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.382-416. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4590.

São objetivos deste trabalho: analisar o fenômeno da indisciplina escolar por meio dos dados do PISA 2012; aplicar um modelo de regressão linear multinível tendo o clima disciplinar como variável dependente; e identificar fatores explicativos intra e extraescolares associados à indisciplina. A contribuição mais significativa deste trabalho é apontar que a indisciplina parece ser mais dependente de fatores intra do que extraescolares. Variáveis clássicas como nível socioeconômico, tipo de escola e gênero não apresentaram poder explicativo sobre a indisciplina, o que tenciona a tese de que o fenômeno se associaria diretamente à origem social dos estudantes. A proporção de repetentes da escola se mostrou o fator de maior impacto na indisciplina.

Palabras clave : Indisciplina Escolar; PISA; Regressão Linear Multinível; Comportamento do Aluno.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )