SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68Resulta dos brasileiros no pisa e seus (des)usosOportunidade de Aprendizagem de Conteúdo em Matemática no Pisa 2012 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SILVA, Luciano Campos da  e  MATOS, Daniel Abud Seabra. Indisciplina no PISA: entre o intra e o extraescolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.382-416.  Epub 01-Maio-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4590.

São objetivos deste trabalho: analisar o fenômeno da indisciplina escolar por meio dos dados do PISA 2012; aplicar um modelo de regressão linear multinível tendo o clima disciplinar como variável dependente; e identificar fatores explicativos intra e extraescolares associados à indisciplina. A contribuição mais significativa deste trabalho é apontar que a indisciplina parece ser mais dependente de fatores intra do que extraescolares. Variáveis clássicas como nível socioeconômico, tipo de escola e gênero não apresentaram poder explicativo sobre a indisciplina, o que tenciona a tese de que o fenômeno se associaria diretamente à origem social dos estudantes. A proporção de repetentes da escola se mostrou o fator de maior impacto na indisciplina.

Palavras-chave : Indisciplina Escolar; PISA; Regressão Linear Multinível; Comportamento do Aluno.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )