SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue68Indiscipline in PISA: between intra- and extra-school factorsOpportunities to learn mathematics in Brazil, Chile and the United States author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

BACCHETTO, João Galvão  and  PINTO JUNIOR, Wallace Nascimento. Oportunidade de Aprendizagem de Conteúdo em Matemática no Pisa 2012. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.418-442.  Epub May 01, 2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3905.

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2012 avaliou, por meio do questionário do estudante, a Oportunidade de Aprendizagem de Conteúdo, definida como a exposição dos estudantes ao conteúdo de uma determinada área do conhecimento na escola - nesse caso, especificamente a área de Matemática. Com base nos resultados dos questionários, foram gerados três índices que, neste artigo, foram relacionados com o desempenho dos estudantes de um grupo de países no teste cognitivo de Matemática. O estudo sugere que há uma relação entre dois desses índices e as médias do teste de Matemática, sendo essa relação fraca para o terceiro índice. Esses resultados podem iluminar aspectos nem sempre conhecidos sobre a exposição a tarefas e conceitos matemáticos em sala de aula.

Keywords : Pisa; Oportunidade de Aprendizagem de Conteúdo; Questionário; Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )