SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68Indisciplina no PISA: entre o intra e o extraescolarOportunidades de aprender matemática no Brasil, Chile e Estados Unidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BACCHETTO, João Galvão  e  PINTO JUNIOR, Wallace Nascimento. Oportunidade de Aprendizagem de Conteúdo em Matemática no Pisa 2012. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.418-442.  Epub 01-Maio-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3905.

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2012 avaliou, por meio do questionário do estudante, a Oportunidade de Aprendizagem de Conteúdo, definida como a exposição dos estudantes ao conteúdo de uma determinada área do conhecimento na escola - nesse caso, especificamente a área de Matemática. Com base nos resultados dos questionários, foram gerados três índices que, neste artigo, foram relacionados com o desempenho dos estudantes de um grupo de países no teste cognitivo de Matemática. O estudo sugere que há uma relação entre dois desses índices e as médias do teste de Matemática, sendo essa relação fraca para o terceiro índice. Esses resultados podem iluminar aspectos nem sempre conhecidos sobre a exposição a tarefas e conceitos matemáticos em sala de aula.

Palavras-chave : Pisa; Oportunidade de Aprendizagem de Conteúdo; Questionário; Matemática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )