SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue68Opportunity to Learn the Content of Mathematics in Pisa 2012Chords and dissonances of scientific literacy propos ed by PISA 2015 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

LOUZANO, Paula  and  SANTOS, Ariane Faria dos. Oportunidades de aprender matemática no Brasil, Chile e Estados Unidos. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.444-477.  Epub May 01, 2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4645.

Este trabalho utiliza dados do Programme for International Student Assessment (PISA) 2012 do Brasil, Chile e Estados Unidos para analisar a oportunidade de os alunos de diferentes níveis socioeconômicos em aprender matemática, medida pela exposição a conceitos e problemas dessa disciplina. Os alunos brasileiros apresentam grandes desvantagens em relação aos demais na cobertura curricular e mesmo os alunos mais ricos apresentam baixa probabilidade de exposição curricular frente aos seus colegas dos outros países. Além disso, a probabilidade de nunca terem sido expostos a conceitos e problemas matemáticos aumenta à medida que os conceitos ficam mais complexos, assim como cresce a desigualdade entre os mais pobres e os mais ricos. Portanto, não só observamos grandes desigualdades entre ricos e pobres em suas oportunidades de aprender matemática, mas também baixa exposição curricular dos alunos brasileiros de modo geral.

Keywords : Oportunidade de Aprendizagem; Pisa; Ensino de Matemática; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )