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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

LOUZANO, Paula  e  SANTOS, Ariane Faria dos. Oportunidades de aprender matemática no Brasil, Chile e Estados Unidos. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.444-477.  Epub 01-Maio-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4645.

Este trabalho utiliza dados do Programme for International Student Assessment (PISA) 2012 do Brasil, Chile e Estados Unidos para analisar a oportunidade de os alunos de diferentes níveis socioeconômicos em aprender matemática, medida pela exposição a conceitos e problemas dessa disciplina. Os alunos brasileiros apresentam grandes desvantagens em relação aos demais na cobertura curricular e mesmo os alunos mais ricos apresentam baixa probabilidade de exposição curricular frente aos seus colegas dos outros países. Além disso, a probabilidade de nunca terem sido expostos a conceitos e problemas matemáticos aumenta à medida que os conceitos ficam mais complexos, assim como cresce a desigualdade entre os mais pobres e os mais ricos. Portanto, não só observamos grandes desigualdades entre ricos e pobres em suas oportunidades de aprender matemática, mas também baixa exposição curricular dos alunos brasileiros de modo geral.

Palavras-chave : Oportunidade de Aprendizagem; Pisa; Ensino de Matemática; Currículo.

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