SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue68Chords and dissonances of scientific literacy propos ed by PISA 2015Evaluation in the context of the Latinamerican laborator y for the assessment of quality education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

MEDEIROS, Lenice; JALOTO, Alexandre  and  SANTOS, André Vitor Fernandes dos. A área de ciências nas avaliações internacionais de larga escala. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.512-537.  Epub May 01, 2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4582.

O artigo procura abordar os aspectos pedagógicos das avaliações internacionais que contam com a área de Ciências, focalizando especialmente a última edição do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e o Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (TERCE). São apresentados e discutidos os alicerces conceituais e procedimentais desses estudos e alguns resultados relativos ao desempenho dos estudantes brasileiros. Nesse sentido, problematizam-se os limites e as possibilidades de uso desses dados para a formulação de políticas educacionais que impactam o ensino de Ciências, tais como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e as avaliações previstas no Plano Nacional da Educação (PNE).

Keywords : Avaliação em Larga Escala; Ensino de Ciências; PISA; TERCE.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )