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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

MEDEIROS, Lenice; JALOTO, Alexandre  y  SANTOS, André Vitor Fernandes dos. A área de ciências nas avaliações internacionais de larga escala. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.512-537.  Epub 01-Mayo-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4582.

O artigo procura abordar os aspectos pedagógicos das avaliações internacionais que contam com a área de Ciências, focalizando especialmente a última edição do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e o Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (TERCE). São apresentados e discutidos os alicerces conceituais e procedimentais desses estudos e alguns resultados relativos ao desempenho dos estudantes brasileiros. Nesse sentido, problematizam-se os limites e as possibilidades de uso desses dados para a formulação de políticas educacionais que impactam o ensino de Ciências, tais como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e as avaliações previstas no Plano Nacional da Educação (PNE).

Palabras clave : Avaliação em Larga Escala; Ensino de Ciências; PISA; TERCE.

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