SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68Acordes e dissonâncias do letramento científico proposto pelo PISA 2015Avaliação no contexto do laboratório Latino-Americano de avaliação da qualidade da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

MEDEIROS, Lenice; JALOTO, Alexandre  e  SANTOS, André Vitor Fernandes dos. A área de ciências nas avaliações internacionais de larga escala. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.512-537.  Epub 01-Maio-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4582.

O artigo procura abordar os aspectos pedagógicos das avaliações internacionais que contam com a área de Ciências, focalizando especialmente a última edição do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e o Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (TERCE). São apresentados e discutidos os alicerces conceituais e procedimentais desses estudos e alguns resultados relativos ao desempenho dos estudantes brasileiros. Nesse sentido, problematizam-se os limites e as possibilidades de uso desses dados para a formulação de políticas educacionais que impactam o ensino de Ciências, tais como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e as avaliações previstas no Plano Nacional da Educação (PNE).

Palavras-chave : Avaliação em Larga Escala; Ensino de Ciências; PISA; TERCE.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )