SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68El área de ciencias en las evaluaciones internacionales de gran escalaInternacionalización, rankings y publicaciones en Inglés: la situación de Brasil en la actualidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

COMAR, Sueli Ribeiro. Avaliação no contexto do laboratório Latino-Americano de avaliação da qualidade da educação. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.572-598.  Epub 01-Mayo-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4752.

O objetivo deste artigo é analisar a concepção de avaliação adotada pelo Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), órgão ligado à Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A metodologia se constitui na interpretação dos documentos resultantes das atividades do Laboratório. Com o intuito de organizar a discussão, quatro tópicos são apresentados. Inicialmente, breves considerações sobre o histórico e a organização do LLECE. Na sequência, apontamentos referentes ao Primeiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (1997), as atividades do Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (2007) e, por fim, a síntese do Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (2014). Como resultado, sinalizou-se que a avaliação em larga escala, no Brasil, converge com as orientações do LLECE nas últimas décadas. Constata-se a consolidação de um perfil meritocrata e gerencial para as práticas avaliativas.

Palabras clave : Avaliação em Larga Escala; Qualidade da Educação; Equidade; LLece.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )