SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68Avaliação no contexto do laboratório Latino-Americano de avaliação da qualidade da educaçãoAvaliações e pesquisas educacionais internacionais: entrevista com Andreas Schleicher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

FINARDI, Kyria Rebeca  e  GUIMARAES, Felipe Furtado. Internacionalização, rankings e publicações em Inglês: a situação do Brasil na atualidade. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.600-626.  Epub 01-Maio-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4564.

Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre a avaliação da pós-graduação e a internacionalização do ensino superior brasileiro. Para tanto, revisam-se os critérios de avaliação dos rankings e o papel das línguas estrangeiras em tais processos. O estudo é de cunho bibliográfico documental e discute as tensões/implicações existentes por trás dessas questões que envolvem o ensino superior. De maneira geral, conclui-se que os critérios de avaliação do ensino superior incluídos nos rankings internacionais não são capazes de capturar a realidade no Brasil e, por isso, não beneficiam a avaliação de nossas instituições. Em relação ao papel das línguas estrangeiras no processo de avaliação e internacionalização do ensino superior como um todo, o estudo mostra que o inglês tem um papel-chave e determinante no resultado dessa avaliação.

Palavras-chave : Avaliação da Pós-graduação; Internacionalização; Língua Estrangeira; Rankings Acadêmicos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )