SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69El monitoreo del ambiente escolar para la educación física en la educación fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

VILELA, Lara; TACHIBANA, Thiago Yudi; MENEZES FILHO, Naercio  y  KOMATSU, Bruno. As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.652-684.  Epub 01-Dic-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4427.

Este artigo utiliza os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Superior para, através de simulações sobre os efeitos das cotas, quantificar e qualificar estimativas do impacto causado pela política de cotas para acesso às universidades federais sobre a distribuição de notas do Enem de cotistas e não cotistas, as notas de corte e as médias de notas dos ingressantes. Os resultados mostram que a maior diversidade (de categoria administrativa do ensino médio, de renda e de raça) nas universidades federais, introduzida pelas cotas, não acarreta ingresso de alunos com notas significativamente menores quando comparado com o cenário sem cotas. Isso ocorre devido à existência de potenciais cotistas cujas notas se encontravam acima do último decil (décimo) de notas em número suficiente para preencher as vagas reservadas.

Palabras clave : Cotas; Universidades Públicas; Políticas Públicas; Desempenho Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )