SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69Monitorando o ambiente escolar para a educação física no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

VILELA, Lara; TACHIBANA, Thiago Yudi; MENEZES FILHO, Naercio  e  KOMATSU, Bruno. As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.652-684.  Epub 01-Dez-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4427.

Este artigo utiliza os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Superior para, através de simulações sobre os efeitos das cotas, quantificar e qualificar estimativas do impacto causado pela política de cotas para acesso às universidades federais sobre a distribuição de notas do Enem de cotistas e não cotistas, as notas de corte e as médias de notas dos ingressantes. Os resultados mostram que a maior diversidade (de categoria administrativa do ensino médio, de renda e de raça) nas universidades federais, introduzida pelas cotas, não acarreta ingresso de alunos com notas significativamente menores quando comparado com o cenário sem cotas. Isso ocorre devido à existência de potenciais cotistas cujas notas se encontravam acima do último decil (décimo) de notas em número suficiente para preencher as vagas reservadas.

Palavras-chave : Cotas; Universidades Públicas; Políticas Públicas; Desempenho Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )