SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69¿Las cuotas en las universidades públicas disminuyen la calidad de los ingresantes?¿Más es menos? El impacto del proyecto 6º año experimenta l - SME/RJ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SOARES NETO, Joaquim José  y  TEIXEIRA, Raíssa Ferreira. Monitorando o ambiente escolar para a educação física no ensino fundamental. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.686-717.  Epub 01-Dic-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.3587.

A Educação Física escolar contribui para o enriquecimento da experiência dos alunos na educação básica, viabilizando o seu acesso a um vasto universo cultural. Assim, para que seus conteúdos sejam explorados pelos professores e sua experiência seja apreendida de maneira positiva pelos alunos, é importante a existência de condições materiais e de infraestrutura, as quais convencionamos chamar ambiente escolar para a Educação Física. Destarte, a proposta deste trabalho consistiu na estruturação de um instrumento de coleta de informações para o monitoramento do ambiente escolar para o ensino e prática da Educação Física, tendo como referencial os conteúdos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia de construção do instrumento contou com duas etapas: 1) procedimentos teóricos via revisão de literatura e sistematização teórica e sua operacionalização em itens do questionário; 2) submissão à análise de especialistas para validação semântica e teórica.

Palabras clave : Escolas; Infraestrutura da Educação; Monitoramento; Educação Física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )