SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?Mais é menos? O impacto do projeto 6º ano experimental - SME/RJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SOARES NETO, Joaquim José  e  TEIXEIRA, Raíssa Ferreira. Monitorando o ambiente escolar para a educação física no ensino fundamental. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.686-717.  Epub 01-Dez-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.3587.

A Educação Física escolar contribui para o enriquecimento da experiência dos alunos na educação básica, viabilizando o seu acesso a um vasto universo cultural. Assim, para que seus conteúdos sejam explorados pelos professores e sua experiência seja apreendida de maneira positiva pelos alunos, é importante a existência de condições materiais e de infraestrutura, as quais convencionamos chamar ambiente escolar para a Educação Física. Destarte, a proposta deste trabalho consistiu na estruturação de um instrumento de coleta de informações para o monitoramento do ambiente escolar para o ensino e prática da Educação Física, tendo como referencial os conteúdos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia de construção do instrumento contou com duas etapas: 1) procedimentos teóricos via revisão de literatura e sistematização teórica e sua operacionalização em itens do questionário; 2) submissão à análise de especialistas para validação semântica e teórica.

Palavras-chave : Escolas; Infraestrutura da Educação; Monitoramento; Educação Física.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )